A evolução da ciência da fotografia

uma análise do momento em que fotografia analógica e digital estiveram juntas

Autores

  • José Alexandre Cury Sacomano Fatec de Carapicuíba

Palavras-chave:

Paradigma, Ciência, Fotografia

Resumo

Este texto mostra alguns aspectos da dinâmica da evolução da ciência, especialmente no tocante a produção de imagens fotográficas e tem como objetivo observar um momento específicos desta evolução. Este momento compreende o período em que a fotografia digital chega no mercado de trabalho profissional, nas agências de fotografia e veículos de comunicação. A pesquisa teve foco em como os fotógrafos receberam a nova tecnologia da foto digital e quais foram as mudanças trazidas por ela. Os resultados foram obtidos através de entrevistas abertas feitas a um conjunto de fotógrafos que vivenciam, na prática do mercado, a chegada da fotografia digital, o momento em que digital e analógica eram usadas simultaneamente, além do momento de declínio e extinção da fotografia analógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDER-EGG, E. Introducción a las técnicas de investigación social: para trabajadores sociales. 7ed. 1978.

BARDIN, Laurence: Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011

BARROS, Aidil de Jesus Paes de e LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1999.

BORGER, Admir. "O desafio da inovação e o processo de descontinuidade tecnológica: fotografia: um estudo de caso." Revista Mediação 16.18 (2014).

HARTLEY, John.; McWILLIAM, Kelly (ed.). Story circle: digital storytelling around the world. Malden, MA: Wiley-Blackwell, 2009.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas: Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2007. 260 p.

MARTINS, C. A imagem fotográfica como uma forma de comunicação e construção estética: Apontamentos sobre a fotografia vencedora do World Press Photo 2010. 2010.

MASSAROLO, João Carlos. Jornalismo transmídia: a notícia na cultura participativa. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Brasília, v. 5, n. 17, p. 135-158, jul./dez. 2015.

NOTH. Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2012.

SACOMANO, José Alexandre Cury. Do" caos" ao equilíbrio: a mudança paradigmática do fotojornalismo analógico para o digital. Revista Parágrafo, v. 1, n. 1, p. 105-116, 2013.

SACOMANO, José Alexandre Cury. Do paradigma analógico ao Paradigma Digital: Consequências e Tendências no Fotojornalismo sob a ótica do repórter fotográfico. Tese de Doutorado, PPG em Comunicação da Universidade Paulista - Unip. 2016

SACOMANO, José Alexandre Cury. Do analógico ao digital: uma análise dos impactos tecnológicos na produção da fotografia. Revista InGeTec-Inovação, Gestão & Tecnologia, v. 1, n. 2, 2022.

SALLET, Beatriz. O fotojornalismo reconfigurado pelos processos midiáticos da Web. I Colóquio Semiótica das Midias, UFPB, 2012.

SANTAELLA, L. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2012.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Bookman editora, 2015.

ZILBOVICIUS, M. Modelos para a produção, produção de modelos: gênese, lógica e difusão do modelo japonês de organização da produção. Vol. 109. Annablume, 1999

Downloads

Publicado

08-12-2023

Como Citar

SACOMANO, J. A. C. A evolução da ciência da fotografia: uma análise do momento em que fotografia analógica e digital estiveram juntas. Revista Mídia e Design, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 60–74, 2023. Disponível em: https://www.revistamd.fateccarapicuiba.edu.br/index.php/md/article/view/3. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Estudos de Caso